
Matthieu Blanc lidera os navegadores interiores da Europa
25/06/2026 às 06h22
Daimler Truck organiza fornecimento global de peças de reposição em Halberstadt
25/06/2026 às 09h31Bis 2045, a demanda anual de eletricidade do setor de logística na Alemanha deverá aumentar para 186 terawatts-hora (TWh). Isso representa um aumento de oito vezes em comparação com os valores atuais. Essa previsão é de um estudo do Instituto de Veículos Motorizados (ika) da RWTH Aachen University, realizado a pedido da DSLV Bundesverband Spedition und Logistik. A pesquisa analisa a futura demanda de energia e potência para imóveis logísticos, bem como para o transporte de carga rodoviário e ferroviário no período de 2025 a 2045.
Fatores do aumento
Um fator central para o aumento significativo da demanda de eletricidade é, segundo a DSLV, a descarbonização obrigatória do transporte rodoviário de cargas. De acordo com os resultados do estudo, no cenário base, assume-se um alto grau de implementação das regulamentações europeias sobre os limites de emissões de CO2 para frotas. Assim, a partir de 2040, 90% de todos os caminhões recém-licenciados devem ser isentos de emissões locais. Para o ano de 2045, prevê-se que o transporte rodoviário de cargas consumirá 155,8 TWh, o que representa 83,8% de toda a demanda de eletricidade dos sub-setores analisados.
Além disso, a operação de imóveis logísticos, que incluem centros de distribuição, centros de fulfillment, cross-docks, câmaras frias e armazéns de prateleira alta, terá um consumo de 22,3 TWh (12,0%). O transporte ferroviário de cargas deverá precisar de mais 7,8 TWh (4,2%).
„Os resultados do estudo da RWTH tornam a necessidade de ação política inegável. O setor de logística está se tornando cada vez mais intensivo em eletricidade. A transformação do transporte de cargas não é apenas um desafio de política de transporte, mas, acima de tudo, um desafio econômico de energia.“
– Frank Huster, CEO da DSLV Bundesverband Spedition und Logistik





